O QUE É UMA COR?

A ciência que estuda a medida das cores é a colorimetria. Ela estuda a quantificação da cor, o tom, a saturação que mostra se a cor é natural ou pigmentada artificialmente e a intensidade da cor que é caracterizada pela força dessa cor.
A Cor por sua vez  é uma percepção visual provocada pela ação de um feixe de fótons sobre células especializadas da retina.
O que acontece quando a luz emitida por um objeto atinge o nosso olho:
A luz refletida por um objeto entra no olho e atravessa a córnea, a pupila, o cristalino e chega até a retina, onde a imagem é formada. Dentro da retina existe uma camada de células sensíveis à luz, os fotorreceptores. São de dois tipos — cones e bastonetes, ambas sensíveis à luz, os cones são os responsáveis pela percepção da cor, enquanto que os bastonetes pela intensidade da luz que entra nos nossos olhos.
Exemplo: quando olhamos uma maçã vermelha, todos os raios de luz são absorvidos, mas o raio vermelho é retido e captado por nossos olhos.

O QUE SÃO CORES  PRIMARIAS, SECUNDÁRIAS E COMPLEMENTARES ?

Primários
Pigmentos puros; todas as outras cores são obtidas através de sua mistura. As cores primárias são: azul, vermelho e amarelo.
Secundários
São a mistura de dois pigmentos primários puros em partes iguais.
Cor complementar
Na cor, o todo é compreendido pelas cores primárias (azul, vermelho e amarelo). O complemento é aquela cor que falta para completar o todo. Quando duas cores primárias formam uma secundária (exemplo: azul + vermelho), a cor complemento será a cor primária ausente na mistura (amarelo).
Marrons
Obtido pelas tres cores primárias em igual proporção.
Azul  + vermelho + amarelo  = marrom 

O QUE SÃO CORES FRIAS E CORES QUENTES ?

É necessário entender que as cores possuem “vibrações” diferentes e por isto são consideradas quentes, as mais vibrantes, e frias, as menos vibrantes.
Cores Quentes:
Amarelo, vermelho e laranja.
Cores Frias:
Azul, verde e roxo.
Se tivermos partes iguais de preto, vermelho e amarelo mais um extra de amarelo, a cor resultante será um marrom/castanho de fundo amarelado.
Se esse marrom possuir no lugar da porção extra de amarelo, uma porção de vermelho, ele terá um fundo de cor avermelhado.
Agora, se tivermos vermelho e amarelo em partes iguais, mais uma grande quantidade de preto, teremos como resultado marrom/castanho escuro.
Esse pigmento terá base fria, por causa da predominância da cor escura. Portanto, nos referimos que o subtom da pele ou da tinta é mais próxima a uma cor quente ou fria.

O QUE SÃO TINTAS ORGÂNICAS ?

Comumente o termo “orgânico” é confundido com o termo “natural”, como se fosse extraído da natureza de plantas ou de animais. Contudo, o pigmento orgânico é aquele que é produzido industrialmente a partir de derivados de petróleo. A química orgânica é aquela cuja estrutura molecular é uma cadeia de carbono e hidrogênio. E, por meio de processos físico e químicos, transforma-se em todas as cores que conhecemos e que são utilizadas para infinitas aplicações.
Quando falamos em pigmentos orgânicos de sobrancelhas, temos em sua composição o Carbon Black (CI 77266), que é o preto, mais compatível com nosso organismo, e, portanto, possui uma maior fixação. Com isso, os pigmentos orgânicos de sobrancelhas, tendem a ser mais frios, o que, a longo prazo, dependendo da técnica usada, pode resultar em um resultado mais acinzentado.

O QUE SIGNIFICA CI?

É um sistema de sequência de cinco números que identifica cada molécula corante de acordo com sua estrutura química, organizado e mantido conjuntamente com a Dyers and Colourists e a American Association Of Textile and Colorists. 
Resumindo, é um código universal que identifica as cores usadas na indústria, revelando o tipo e a origem da composição das cores.

O QUE SÃO TINTAS INORGÂNICAS ?

O pigmento inorgânico é o elemento derivado dos óxidos de ferro e dióxido de titânio, compostos pelos CIS a partir de 77000, produzidos industrialmente com matérias-primas minerais. 
Os óxidos de ferro são facilmente encontrados na natureza, também são sintetizados em laboratórios que os tornam mais seguros para serem usados e livres de metais pesados.
Nos pigmentos inorgânicos, o preto que é utilizado é o de CI 77499, composto por óxido de ferro, um pigmento que o nosso corpo consegue eliminar com mais facilidade e que é naturalmente mais aquecido.

Os pigmentos JAY.O são inorgânicos, apresentam uma excelente estabilidade a luz, ao calor, com alto poder de cobertura e com baixo risco de saturação.
Por possuirem grande estabilidade, devido também ao óxido de cromo verde CI 77289 na composição, na micripogmentação, isso se traduz em menor risco de expansão dos fios, em caso de Microblading, e excelente cobertura e fixação devido ao seu peso molecular e escolha apurada de matérias primas.

DO QUE É FORMADA UMA TINTA ?

Os pigmentos em sua forma natural de pó são insolúveis, ou seja, são hidrofóbicos. Após passarem por alguns processos industriais, suas ligações químicas os deixam “molhados”. Logo, as tintas são formadas de pigmento, mais aditivos molhantes que podem ser: glicerina, propileno glicol, álcool isopropílico, água, dispersante e outros.
Os Pigmentos JAY.O são produzidos com matérias primas com alto teor de pureza e com tecnologias de tamisação, dispersão e moagem mantendo assim o tamanho e uniformidade das partículas para a implantação na pele.  Na formulação contém o alcool isoprolítico, que ajuda na conservação do produto e auxlia na fixação.

O QUE SIGNIFICA DEGRADAÇÃO ?

Quando falamos em degradação de pigmentos inorgânicos, quimicamente, por serem constituídos a partir de óxidos, resultam na degradação de tons avermelhados ou quentes.  
Em colorimetria e também no modelo de cor HSV (ou HSB), saturação ou grau de pureza da cor é um parâmetro que especifica a qualidade de um matiz de cor pelo grau de mesclagem do matiz com a cor branca.

COMO É PRODUZIDA A LINHA JAY.O ?

A linha JAY.O, é desenvolvida a partir de pigmentos atóxicos, ácool isopropílico, gliecerina bidestilada e água purificada e fabricados em condição e ambiente adequado para sua produção.
A esterilização e descontaminação da linha JAY.O é feita por Raios Gama, através de exposição à ação de ondas eletromagnéticas curtas geradas a partir de fontes de cobalto 60, num ambiente especialmente preparado para esse processo. 

QUAL A VALIDADE DOS PIGMENTOS JAY.O ?

De acordo com os parâmetros legais, Resolução ANVISA 55/2008 - classifica a tinta para maquiagem definitiva como produto para a saúde Grau III. RDC 44/2012 - Trata dos CIS liberados para uso Cosméticos no Brasil, sendo sua validade de 2 anos lacrados – 3 a 6 meses após a abertura.
Os Pigmentos JAY.O, possuem prazo de validade de 36 meses, a partir da data de fabricação, lacrado e fechado. Após sua abertura, o fabricante recomenda sua utilização em até 3 meses, sendo que deverá ficar conservado fechado, protegido de calor, umidade e luz e fora do alcance de crianças.

COMO É COMPOSTO UM PIGMENTO ?

O pigmento é a matéria prima que confere cor a formulação e que também irá conferir cor ao procedimento de micropigmentação. É um pó extremamente fino, formado por minúsculas partículas que possuem formatos e pesos moleculares diferentes. Existe um processo fabril que permite com que os pigmentos fiquem do mesmo tamanho ocasionando assim uma melhor absorção e fagocitação dos pigmentos. 

O QUE É GRANULOMETRIA ?

Para tintas de micropigmentação quando o fabricante através de processos ocorridos em moinhos ‘quebram‘ as partículas do pigmento os deixando do mesmo tamanho. Nem todas as marcas fazem esse processo. O que ocasiona uma melhor ou pior absorção do pigmento na derme.

O QUE É MOAGEM ? 

Redução do tamanho de partículas adequando-o conforme a aplicação final do produto. 

O QUE É DISPERSÃO? 

Homogeneização da formulação líquida com a parte sólida, que é o pó colorido do pigmento. Ele cria choque entre as partículas de pigmento que estão agregadas e aglomeradas, fazendo com que elas se separem uma das outras e se dispensem em meio a formulação líquida.

O QUE É MICRONIZAÇÃO? 

É um processo de moagem ultra-fina de produtos através de moinhos com ar comprimido (air jet mills). A moagem acontece devido ao choque entre as partículas do próprio produto, que recebendo a energia do ar comprimido, com o choque as partículas vão diminuindo de tamanho até atingir qualidade desejada. 
Os pigmentos JAY.O são micronizados, tem  suas partículas nano encapsuladas por monossacarídeos, o que faz da partícula o menor grão, sendo assim, os pigmentos micronizados tem maior facilidade de serem fagocitados se for hidrofilizado, pois ficam vulneráveis aos fagócitos.

O QUE É POLIMERIZAÇÃO? 

A polimerização é uma reação em que as pequenas moléculas, denominadas monômeros, se combinam quimicamente para formar estruturas mais longas (macromoléculas). Ideal para tatuadores. Sem degradar cores. A cor que implanta é a que fica.

O QUE SIGNIFICA  SOLUBILIDADE NA MICROPIGMENTACAO ?

A solubilidade, ou coeficiente de solubilidade, é uma propriedade física da matéria que é sempre determinada de forma prática em laboratório. Ela está relacionada com a capacidade que um material, denominado de soluto, apresenta de ser dissolvido por outro, o solvente.
O termo Hidro significa água. Podemos dizer que o estudo de moléculas hidrofílicas, hidrofóbicas e pseudohidrofóbicas lida com a solubilidade e as propriedades destes materiais à medida que se ligam e interagem com a água. 
Os pigmentos em sua forma natural de pó são insolúveis, ou seja, são hidrofóbicos. Após passarem por alguns processos industriais, suas ligações químicas os deixam umectados e hidratados. O produto final que chamamos tinta, poderá continuar sendo hidrofóbica ou hidrofílica.

Tintas Hidrofílicas
As partículas se dispersam, apresentam afinidade pela água. Vale destacar que a substância hidrofílica não necessariamente se dissolverá na água.
Hidrofóbicas 
Não apresentam afinidade pela água. As partículas se unem. A permeabilidade celular é apolar. Glicerina em maior quantidade. Na presença do surfactante, tem-se glicerina + propileno glicol.
Pseudohidrofóbicas 
Repele a agúa mas não com tanta ‘fobia’ como as hidrofóbicas As partículas se unem e a permeabilidade celular é apolar. Possui glicerina em maior quantidade. Na presença do surfactante, tem-se glicerina + propileno glicol. 
Os Pigmentos JAY.O são pseudohidrófobico por possuirem na sua composição álcool e glicerina, resultando em maior quantidade de carga pigmentaria, maior facilidade de penetração na pele, menor necessidade de aprofundamento e traumatização, maior retenção, maior eficácia e eficiência.

O ÓXIDO DE CROMO VERDE É SEGURO ?

Todos os pigmentos da linha Jay.O possuem óxido de cromo hidratado (color index: 77289), que representa a cor verde. Ele é seguro e não causa residual nos processos de remoção, pois não se trata do pigmento ftalocionina. O verde possui papel fundamental na estabilidade no processo de fixação e degradação do pigmento a médio e longo prazo, e favorece o processo de degradação estável ajudando a evitar uma cicatrização avermelhada ou alaranjada.

Cada pigmento possui refração , tamanho de partícula e peso molecular diferente, resultando em comportamentos diferentes na degradação. Na fabricação é encontrado um equilíbrio colorimetrico para que a degradação aconteça de uma forma uniforme.

PORQUE É UTILIZADO O DIOXIDO DE TITÂNIO BRANCO ?

O dióxido de titânio é um mineral composto de titânio e oxigênio na forma de um um pó branco, seco e finamente pulverizado.
Também conhecido como o titânio (IV) ou óxido de titânia, com a fórmula química TiO2. Quando usado como pigmento, é chamado de titânio branco, pigmento branco 6 ou CI 77891. Tem uma vasta gama de aplicações, da pintura ao protetor solar, para o corante.
A utilização de dióxido de titânio branco (CI 77891) nos pigmentos JAY.O, garantem maior fixação e cobertura, inibindo a estabilidade dos vermelhos e menor risco de expansão ou migração comparado aos pigmentos orgânicos.

CONHECENDO AS CORES JAY.O

Nossas quatro cores principais: Clarão de Zeus, Médio de Hebe, Escuro de Hades e Intenso de Heros, possuem estabilidade para serem utilizados puros, pois têm excelente equilíbrio entre os aquecedores. Podem ser aplicados diretamente sobre o trabalho sem a necessidade de aquecer. São pigmentos frios, mas com comportamento de orgânicos devido a sua facilidade de implantação e saturação.

Clarão de Zeus
Zeus é um deus da mitologia grega, senhor dos senhores e supremo dos deuses que habitavam o monte Olimpo. É representado com um raio na mão. Dessa forma a cor Clarão de Zeus representa a intensidade dos pigmentos castanhos claros. O pigmento castanho claro tem carga pigmentar alta em densidades de amarelo e preto. É excelente para fototipos baixos, criar Shadows suaves, também é possível construir camadas aumentando a densidade, assim promovendo um visual saturado, sempre mantendo as nuances claras.

Médio de Hebe
Hebe é a deusa da juventude, filha legítima de Zeus e Hera. Teve influência sobre a juventude eterna e a capacidade de restaurar a juventude para os mortais, um poder exclusivo. O médio de Hebe representa o castanho médio, tem carga pigmentar alta em densidades de preto e amarelo. É nosso pigmento coringa para todos os fototipos de pele. 

Escuro de Hades
Hades é o Deus da escuridão e da riqueza. Tinha o poder de restituir a vida de um homem. O escuro de Hades representa o castanho escuro, tem carga pigmentar alta em densidade de preto, ideal para traços e linhas de definição, excelente para desenvolver Shadows e degradês mais marcantes. Este pigmento possui taxas de saturação rápida sendo necessário acuidade visual e destreza no peso da mão. Por possuir essas características constrói camadas rápidas e recebe repassagens para criar degradês. Excelente para criar fios na técnica de nanoblading.

Intenso de Eros
Heros é o Deus da paixão e do amor. Sua principal função era unir as pessoas por meio de suas flechas mágicas. O intenso de Heros representa o castanho escuro intenso, tem carga pigmentar alta em densidade de preto. É nosso pigmento mais escuro. Ideal para fototipos mais altos é o nosso elemento escurecedor, podendo ser utilizado puro, aquecido ou como escurecedor de outras cores da nossa linha Jay. O. Excelente para criar traços na técnica fio a fio com dermógrafo e linhas suaves com nanoblading. Se for utilizado em fototipos mais baixos deve ser obrigatoriamente aquecido com o Calor de Gaia. Também pode ser diluído com Água de Éter para criar efeitos diversos.

Calor de Gaia
Gaia é a mãe-terra criadora de toda a vida e representa a fertilidade do planeta. O Calor de Gaia é um aquecedor tem carga pigmentar alta em densidade de vermelho. É nosso pigmento coringa para estabilizar e aquecer toda nossa linha de pigmentos. Também pode ser utilizado puro em fototipos altos para evitar o acizentamento. Calor de Gaia é extremamente estável e ao ser adicionado as outras cores não produz efeitos de clareamento. 

Água de Éter
Éter é a personificação do conceito de "céu superior", o "céu sem limites". É o ar elevado, puro e brilhante, respirado pelos deuses olímpicos, contrapondo-se ao ar obscuro, que os mortais respiravam, sendo deus desconhecido da matéria, em consequência as moléculas de ar que formam o ar e seus derivados. A água de éter é um diluente. Tem carga pigmentar de amarelo. Excelente para diminuir a densidade e promover mais fluidez e leveza aos pigmentos. Ideal para misturas nas técnicas de Shadows e para criar bordas infinitas.